Ecoa: Qual a relação entre eficiência energética e a saúde humana?

Publicado em 29/Out/2019 às 13h59

Notícia publicada em 19 de agosto de 2019 no site Ecoa. Acesse aqui a publicação original. 

Qual a relação entre eficiência energética e saúde humana?

Eficiência energética é tema de palestra em fórum da Unicamp


Publicado em 19 de agosto de 2019 às 15:23


Com informações do MonitorEE e ProecUnicamp

Qual a relação entre eficiência energética e a saúde humana?

Gilberto De Martino Jannuzzi, diretor do International Energy Initiative (IEI Brasil) traz a questão para o Fórum Permanente: Clima & Saúde, que será realizado no dia 28 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

As mudanças climáticas e os eventos climáticos extremos já produzem sérios efeitos sobre a saúde e bem estar humano. Jannuzzi, que é Prof. da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da UNICAMP, observa que nas periferias “há uma correlação grande entre as internações hospitalares e as ondas de calor”.

Fatores, como os padrões de construções e o desmatamento, acentuam a formação de ilhas de calor nas grandes cidades e o aquecimento global, o que tem levado à crescente procura por aparelhos de ar condicionado na busca por conforto térmico.

Com isso cresce também a demanda sobre os serviços de eletricidade, e os custos dos mesmos, agravados pelo fato de no país os equipamentos de ar condicionado ainda são caros, pouco eficientes, e apresentam fluídos refrigerantes que contribuem mais ainda com o aquecimento global.

Por estes e outros motivos, Jannuzzi aponta a necessidade de olhar com atenção para o problema a fim de “planejar um futuro com menor impacto”.

Veja a programação completa do evento e faça sua inscrição pelo link www.foruns.unicamp.br

AGENDA

Evento: Fórum Permanente – Clima & Saúde

Data do evento: 28/08/2019, das 8h00 às 17h00

Local: Centro de Convenções da Unicamp – Avenida Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Barão Geraldo, Campinas (SP)

Evento público e gratuito. Inscrições abertas!

Novo comentário

Para comentar faça login.

Não tem uma conta? Crie uma conta.