Eletrobras Cepel: Cepel apoia lançamento de Portal Brasileiro de Indicadores de Eficiência Energética

Matéria publicada por Eletrobras - Cepel em 28 de fevereiro de 2019. Publicado em 28/Jun/2019 às 16h05

Matéria publicada por Eletrobras - Cepel em 28 de fevereiro de 2019. Acesse o texto original aqui.

O Cepel é um dos apoiadores institucionais do lançamento do Portal Brasileiro de Indicadores de Eficiência Energética (PBIEE), que acontecerá em 18 de junho, das 8h30 às 13h30, na Casa do Professor Visitante da Unicamp, em Campinas (SP). Projeto financiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e desenvolvido pela International Energy Initiative (IEI Brasil), em parceira com outras instituições, o PBIEE será o primeiro portal nacional direcionado à análise de dados e resultados de programas, projetos e políticas visando a ganhos de eficiência energética.

O pesquisador Ary Vaz, chefe do Departamento de Materiais, Eficiência Energética e Geração Complementar do Cepel, considera que a iniciativa vai preencher uma lacuna no país. “O investimento em indicadores no Brasil ainda é muito incipiente, principalmente se comparado aos países tecnologicamente mais avançados. O lançamento do PBIEE é muito oportuno, pois os indicadores são ferramentas importantes para nortear as políticas públicas, dando subsídios para avaliar os resultados das políticas adotadas e para priorizar investimentos”.
De acordo com o professor Gilberto De Martino Jannuzzi, coordenador do PBIEE e diretor-executivo do IEI Brasil, para garantir livre acesso ao portal, sua interface está sendo concebida para ser navegada de maneira simples e intuitiva. O site terá também uma seção de notícias, contribuindo para a divulgação de assuntos relacionados à eficiência energética.

São parceiros da IEI Brasil no desenvolvimento do portal a Mitsidi Projetos, responsável pela gestão do site, o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Clique aqui, para mais informações sobre o PBIEE.

Novo comentário

Para comentar faça login.

Não tem uma conta? Crie uma conta.