COP 25 começa hoje: conferência terá eventos sobre eficiência energética

Publicado em 02/Dez/2019 às 18h02 Atualizado em 20/Dez/2019 às 18h10

Conferência de abertura da COP 25. Foto: UNFCCC - original e licença.

Por Gabrielle Adabo

Começa hoje (02/12/2019) a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (a Conferência das Partes - COP 25) em Madri, Espanha. O evento, que acontece até o dia 13 de dezembro, terá reuniões de grupos dos órgãos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris, além de eventos e workshops. Entre os temas debatidos estão adaptação de populações às mudanças climáticas, desmatamento, transportes, energia e, inclusive, eficiência energética.

No dia 7, sábado, acontece o evento paralelo (side event) “A Emenda de Kigali e o setor de refrigeração: Mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) e melhoria da eficiência energética”. A organização do evento foi realizada dentro do Projeto Kigali, um braço brasileiro do K-CEP - um programa filantrópico de apoio à Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal em todo o mundo. Entre as instituições que projetaram o evento estão o International Energy Initiative - IEI Brasil, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec e o Instituto Clima e Sociedade - iCS. O evento será parte da reunião do HUB de Ação Climática Brasileira, espaço da COP destinado especificamente a debates pautados no contexto brasileiro e da América Latina (acesse aqui a compilação da programação do HUB feita pelo Instituto Clima e Sociedade - iCS). O diretor do IEI Brasil, Gilberto Jannuzzi, é um dos palestrantes convidados. 

O objetivo desse side event é promover a discussão sobre a melhoria do resfriamento dos equipamentos, por meio da eficiência energética, associada à mitigação de GEEs. Isso porque o setor de refrigeração - composto por refrigeradores e ares-condicionados - tem uma participação substancial na emissão dos GEEs, por esses aparelhos consumirem muita eletricidade e utilizarem gases refrigerantes com alto potencial de aquecimento global (GWP). Além disso, essa participação é crescente, pois as vendas desses equipamentos aumentam progressivamente.

O debate do evento sobre a Emenda de Kigali e o setor de refrigeração trará temas como: os benefícios - climáticos, sociais e econômicos - que podem ser proporcionados pela Emenda de Kigali; o papel de tomadores de decisão e outras partes para a eficiência energética e a substituição dos gases refrigerantes; o que já foi feito com relação ao chamado resfriamento limpo na América Latina; além dos próximos desafios a serem enfrentados. Acesse aqui mais informações sobre o side event.

A COP 25 também terá um dia dedicado à energia (o Energy Day). O evento, conforme a agenda prévia divulgada, acontece no dia 10, terça-feira, das 9h às 21h. Entre os assuntos discutidos estão a descarbonização do setor elétrico, com destaque para o papel do setor de energia para alcançar a neutralidade de carbono; e o potencial ainda inexplorado da eficiência energética para a mitigação das mudanças climáticas.

Acesse aqui a programação completa da COP 25.

Novo comentário

Para comentar faça login.

Não tem uma conta? Crie uma conta.