Histórico

A eficiência energética (EE) tem múltiplas definições que convergem na busca pelo uso inteligente dos recursos energéticos, independente da fonte ou atividade econômica. É usar menos energia para fazer a mesma coisa.

Globalmente, a EE tem sido reconhecida como prioritária na agenda de ações de transição para uma economia competitiva e de baixo carbono.

O aproveitamento dos múltiplos benefícios da eficiência energética se obtém com a integração de políticas públicas bem desenhadas, monitoradas e avaliadas, com empresas e comércios engajados com o uso eficiente de recursos e com cidadãos sensibilizados do seu papel no lado da demanda. 

No Brasil, há uma diversidade de programas e políticas orientadas à eficiência energética, além de iniciativas privadas e da sociedade civil. Um elemento comum a todos os atores é a fiscalização e a transparência das políticas relacionadas com EE.

Este portal é uma iniciativa da sociedade civil para melhor entender o andamento, ganhos e lições aprendidas da jornada de EE no país. É resultado de um projeto, iniciado em junho de 2018, pelo International Energy Initiative (IEI Brasil).


PRIMEIRO MÓDULO

O primeiro módulo do MonitorEE refere-se ao Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujos projetos são desenvolvidos pelas concessionárias distribuidoras de energia elétrica. O módulo congrega os projetos que foram concluídos e posteriormente aprovados de forma oficial pela Aneel.

Nessa primeira etapa do projeto, correspondente ao Ano 1, foi realizada a coleta e a análise de dados dos projetos do PEE. Esses dados referem-se aos projetos concluídos e posteriormente aprovados de forma oficial pela Aneel para o período de 2008 a 2013 e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Para sua realização, o IEI Brasil contou com o apoio de parceiros para a coordenação técnica (Mitsidi Projetos) e para aconselhamentos (Excen, LabEEE/UFSC e Nipe/Unicamp).