Eficiência energética é tema de palestra em fórum da Unicamp

Publicado em 14/Ago/2019 às 14h31 Atualizado em 28/Ago/2019 às 12h45

Texto e foto: Gabrielle Adabo

A eficiência energética, associada ao conforto térmico, à transição energética e às mudanças climáticas no Brasil, será apresentada em palestra pelo diretor do International Energy Initiative (IEI Brasil) Gilberto De Martino Jannuzzi no Fórum Permanente: Clima & Saúde da Unicamp. O evento, que é gratuito, acontece no dia 28 de agosto, no Centro de Convenções da Unicamp.


De acordo com Jannuzzi, que também é professor do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, “a ideia da palestra é, por um lado, mostrar a crescente necessidade de condicionamento ambiental na população urbana. Por outro lado, é mostrar que o padrão de construções, de desmatamento, acentua a formação de ilhas de calor nas grandes cidades e o aquecimento global. Ao mesmo tempo, observamos que nas periferias há uma correlação grande entre as internações hospitalares e as ondas de calor”.


O diretor do IEI Brasil explica que “a demanda por serviços de ar condicionado tem sido crescente. Isso tem impactos importantes na expansão dos serviços de eletricidade e nos custos que são distribuídos por toda a sociedade. São equipamentos caros, no caso brasileiro ainda pouco eficientes na sua média e que, também, usam fluidos refrigerantes que possuem impactos para o aquecimento global”. “É preciso pensar nesse problema para planejar um futuro com menor impacto”, completa Jannuzzi.


Os Fóruns Permanentes da Unicamp são um programa da universidade que existe desde 2003 e tem o objetivo de aproximar academia e sociedade. O Fórum Permanente: Clima & Saúde é organizado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri). As inscrições se iniciaram no dia 19 de julho e vão até o dia 28 de agosto. São oferecidas 840 vagas.


O Fórum Permanente: Clima & Saúde terá, ao todo, sete palestras e duas rodas de debate. Além da palestra do diretor do IEI Brasil, outras apresentações abordarão temas como vida urbana e saúde, mudança do clima no Brasil, dimensões humanas das mudanças ambientais globais, entre outros. Acesse aqui a programação completa e o link para as inscrições.

Serviço:

Fórum Permanente: Clima & Saúde
Evento gratuito
Data: 28/08/2019
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Centro de Convenções da Unicamp - Avenida Érico Veríssimo, 500 - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas
Período de inscrição: 19/07 a 28/08
Vagas: 840

Saiba mais sobre eficiência energética e ares-condicionados:

Estudo compara eficiência de ares-condicionados brasileiros com japoneses e coreanos

Projeto Kigali – estratégia nacional de eficiência energética para o setor de ar condicionado e capacitação para fortalecer padrões eficientes de energia e rotulagem

Qual a diferença entre o ar-condicionado janela e o split?

Quais os tipos de ares-condicionados split?

Como funciona o ar-condicionado inverter?

Novo comentário

Para comentar faça login.

Não tem uma conta? Crie uma conta.