Agência Internacional de Energia lança curso online sobre Indicadores de Eficiência Energética em português

O MonitorEE conversou com Edith Bayer, da IEA, sobre a importância do curso ter sido traduzido Publicado em 08/Ago/2019 às 11h11 Atualizado em 08/Ago/2019 às 11h26
Tela de boas-vindas do curso, no qual é possível escolher entre duas opções: formulação de políticas públicas ou perfil estatístico

Por Sarah C. Schmidt

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) lançou, em julho, a tradução para o português do seu curso sobre Indicadores de Eficiência Energética, totalmente gratuito e com emissão de certificado. A apresentação ocorreu durante o Seminário Sobre Indicadores de Eficiência Energética, realizado em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Ministério de Minas e Energia no dia 16, no Rio de Janeiro. Essa foi a primeira vez que a agência traduziu seus cursos online de indicadores para um novo idioma. A formação tem duas opções: uma para auxiliar gestores na área de políticas públicas e outra sobre fundamentos de estatística. 

Todos os módulos têm componentes de interação e fóruns para que os alunos se apresentem e troquem informações entre si. Ao final, é emitido um certificado que pode ser vinculado ao perfil do LinkedIn do participante. Além disso, o programa foi pensado para que os inscritos estudem e façam as lições no seu tempo, de acordo com a sua disponibilidade. É possível acessar o programa das duas opções de cursos: Indicadores de Eficiência Energética: O Essencial para Formulação de Políticas e Indicadores de Eficiência Energética: Fundamentos de Estatística.

Na plataforma de apresentação do curso, a IEA deixa claro que está colocando a eficiência energética no centro da agenda mundial de energia: “É o único recurso energético que todo país possui em abundância e essencial para enfrentarmos os desafios ambientais, econômicos e de segurança energética", afirma a agência. 

Pensando nisso, o MonitorEE conversou com a Analista de Políticas em Eficiência Energética da IEA, Edith Bayer, que apresentou o curso no seminário da EPE. Confira o bate-papo a seguir:

MonitorEE: Qual é a importância de termos o curso traduzido para o português?

Edith Bayer: Queríamos que o curso estivesse disponível e acessível para os falantes de português, independentemente do nível de inglês. Traduzir os cursos para o português foi, portanto, um passo essencial em nossa visão. Além disso, o IEA mantém um relacionamento contínuo e um programa de trabalho com o Brasil. Nesse sentido, queríamos ter certeza de que poderíamos engajar o maior número possível de pessoas no Brasil. Esperamos que o curso não seja o fim do relacionamento, e que continuemos a nos engajar com um amplo conjunto de especialistas no tema da eficiência energética.

MonitorEE: Por que a IEA decidiu realizar essa tradução? Vocês notaram essa demanda no Brasil?

Edith Bayer: A tradução surgiu da nossa cooperação contínua com o Brasil e da oportunidade de alcançar mais pessoas através de um curso online do que podemos alcançar pessoalmente. Em 2017, a IEA organizou uma Semana de Treinamento em Eficiência Energética no Brasil em cooperação com nossas contrapartes (EPE, MME e Procel) e com o apoio do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina. No entanto, essa semana de treinamento tinha um limite de pessoas que poderiam participar, e não é possível organizar um evento tão grande com frequência. Esperamos que o curso online alcance muito mais pessoas em nível nacional, estadual e local, e em todo o setor público e privado, universidades e sociedade civil.

O Brasil possui uma rede muito sofisticada de profissionais que trabalham com eficiência energética. Vemos este curso como complementar a este trabalho e como uma oportunidade para formar mais pessoas nos fundamentos dos indicadores e estatísticas de eficiência energética. O curso de 12 horas fornece uma base sólida para quem trabalha com eficiência energética e é baseado nas metodologias internacionais aplicadas pela IEA e no Brasil.

MonitorEE: Qual a importância de discutir e aprimorar os indicadores de eficiência energética, em iniciativas como as dos cursos da IEA e do Portal MonitorEE?

Edith Bayer: Eu começaria perguntando: Qual é a importância da eficiência energética? O Portal MonitorEE indica os múltiplos benefícios que a eficiência energética pode trazer para a sociedade. Não estamos falando apenas de economia de energia - estamos falando de empregos, energia confiável, saúde, desenvolvimento econômico e benefícios ambientais. É por isso que é tão importante medir e avaliar o potencial de economia de energia e progresso com iniciativas de eficiência energética.

O Portal MonitorEE é sobre o acesso público aos dados. Da mesma forma, os cursos online da IEA sobre indicadores de eficiência energética estão focados em fornecer treinamento gratuito para o maior número de pessoas possível. Dessa forma, esperamos que os cursos online da IEA sejam um dos muitos recursos disponíveis para aqueles que se envolvem com o Portal MonitorEE.



Novo comentário

Para comentar faça login.

Não tem uma conta? Crie uma conta.