Eficiência energética e ISO 50.001: dicas para pequenas e médias empresas

Publicado em 16/Mar/2021 às 20h30 Atualizado em 17/Mar/2021 às 12h23

Por Gabrielle Adabo

A ISO 50.001 é uma norma internacional para a implementação de sistemas de gestão de energia em organizações, como redução nas contas de eletricidade, aumento da produtividade e da competitividade, especialmente para pequenas e médias empresas. Ela está ligada à melhoria da eficiência energética e do uso e consumo de energia. A certificação dessa norma não é obrigatória, mas ela pode trazer muitos benefícios para as organizações.

A seguir estão algumas dicas para pequenas e médias empresas sobre os desafios e as oportunidades da ISO 50.001 como um critério para incentivar a eficiência energética. As dicas foram obtidas a partir do Workshop “Eficiência energética para pequenas e médias empresas: como a ISO 50.001 (Sistemas de Gerenciamento de Energia) pode te beneficiar?”. O evento on-line foi realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com apoio da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), no dia 09/03/2021.

A eficiência energética está ligada à competitividade
Para o presidente da Abesco, Frederico Araújo, falar em eficiência energética no Brasil é falar em competitividade da indústria, das pequenas e médias empresas. Segundo ele, essas empresas conseguem absorver rapidamente normas e requisitos, por isso é importante expandir a ISO 50.001, que permite traduzir a eficiência energética de uma maneira de fácil entendimento para a indústria. Além do aumento de competitividade, a ISO 50.001 e a eficiência energética trazem ganhos à imagem corporativa, à governança e às questões ambientais para as empresas, de acordo com o presidente da Abesco. Araújo também destacou o enorme potencial da eficiência energética em usos finais (em ares-condicionados, por exemplo) e os ganhos que ela traz na operação, com a redução da necessidade de manutenção e maior consciência dos equipamentos. Apesar disso, e do fato de que a ISO 50.001 é aplicável a todos os tipos e dimensões de organizações, ele ressaltou que a adesão a essa norma ainda é muito baixa no Brasil.

ISO 50.001 para enfrentar desafios econômicos
O certificado ISO 50.001 pode ser um recurso valioso para enfrentar desafios ambientais e econômicos especialmente para pequenas e médias empresas que foram afetadas pela pandemia, segundo o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Morgan Doyle. Para ele, é importante popularizar esse certificado que promove a eficiência energética.

Investimento baixo e retorno alto
Segundo o representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) Alessandro Amadio, a eficiência energética é uma atividade que as empresas podem implementar com esforço modesto e ter um resultado muito interessante. O propósito da ISO 50.001 é justamente permitir que a indústria faça melhorias do sistema energético, segundo ele. O foco da ISO é em pessoas e dados, ou seja, duas componentes que podem ser mudadas de forma fácil.

Falta de conhecimento é principal barreira
Dentre as barreiras à implementação da ISO 50.001 citadas pelo representante da Unido Alessandro Amadio estão: o foco de muitas empresas ser na gestão da produção e do volume e não na eficiência energética, a falta de informação e entendimento sobre o consumo energético, a falta de habilidade para implementação de medidas de eficiência energética e a desconexão entre capital e orçamento operacional. O maior problema segundo ele, no entanto, não é a falta de capital e sim de conhecimento: a indústria não tem conhecimento sobre a eficiência do sistema e falta planejamento para aumento ou diminuição da demanda do sistema. Para solucionar esse problema, vale investir em treinamentos e capacitações.

A eficiência energética é cultural
A eficiência energética é cultural, de acordo com o presidente da Abesco Frederico Araújo. Ela pode começar com iniciativas pequenas até se criar um hábito e uma cultura da eficiência energética. Nesse sentido, a adoção de um manual de eficiência energética nas empresas é considerada uma excelente prática para disseminar essa cultura. A necessidade de haver uma mudança no comportamento dos funcionários das empresas para se ter ganhos de eficiência energética também foi apontada por representantes de empresas durante o evento.

Eficiência energética e o Acordo de Paris
A eficiência energética pode auxiliar inclusive no papel das empresas no combate às mudanças climáticas. A ISO 50.001 também tem por objetivo a redução das emissões de gases de efeito estufa e de outros impactos ambientais produzidos pela geração de energia. A eficiência energética proporciona o uso mais inteligente da energia e a redução do consumo. Segundo a presidente do CEBDS, Marina Grossi, a eficiência energética é uma das soluções mais baratas e deve ser a primeira a ser abordada para se alcançar a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil perante o Acordo de Paris.

O evento completo pode ser assistido no canal do YouTube do CEBDS: 

Leia também a entrevista "O passo a passo da eficiência energética para indústrias e empresas" feita pelo MonitorEE com o Prof. Dr. Sergio Valdir Bajay.

Novo comentário

Para comentar faça login.

Não tem uma conta? Crie uma conta.